Dicas

A IMPORTÂNCIA DOS DENTES DE LEITE

 

 

      
 

 

Os dentes de leite ou decíduos, como também são chamados, começam a nascer por volta dos 6 meses de vida, e o bebê geralmente mostra bastante desconforto e irritabilidade, afinal, ocorre um processo inflamatório que exige especial atenção por parte dos responsáveis. Em torno dos 5-6 anos de idade a criança inicia a troca dos dentes de leite ou decíduos, pelos dentes permanentes, que deverão acompanhá-la por toda a vida.  Alguns bons motivos para se cuidar com atenção dos dentes de leite ou decíduos:                                                                                                                                                     

1) A sua importância para a correta MASTIGAÇÃO dos alimentos (vale lembrar que a digestão começa na boca);                                                                                                                                                       

2) A ESTÉTICA como fator importante para a auto estima da criança, que muitas vezes deixa até de sorrir por seus dentes estarem cariados ou tortos;                                                                           

3) A FONAÇÃO, tendo em vista que a criança está aprendendo a falar, e a falta de dentes devido a perdas precoces por cáries, pode certamente prejudicar este aprendizado;                         

4) Os dentes de leite ou decíduos GUARDAM ESPAÇO para os dentes permanentes. Se ocorre a perda precoce por cáries, por exemplo, a tendência é que haja a diminuição deste espaço, podendo trazer problemas ortodônticos futuros.

Visite seu dentista regularmente.

 

CLAREAMENTO DENTAL

 

 

      
 

Clareamento dental é a correção de alterações de cor e/ou manchamento nos dentes, tornando-os “mais brancos” e esteticamente mais bonitos.

Como possíveis causas para tais manchamentos, podemos citar hábitos como a ingestão de café, vinho tinto, chá preto, bebidas à base de cola, além do tabaco.

A possibilidade de realizar o clareamento dental, assim como as técnicas de clareamento, devem ser indicadas sempre por um profissional, que deverá fazê-lo após uma criteriosa avaliação do paciente. Como todo tratamento odontológico, existem contra-indicações que precisam ser consideradas, e somente um profissional atualizado poderá fazê-la adequadamente, garantindo segurança e eficácia ao tratamento.

                                                                                                                                         

 

A CÁRIE DENTÁRIA

A cárie dentária é considerada uma doença transmissível, multifatorial, isto é, causada por vários fatores associados, cujo principal agente é uma bactéria chamada Estreptococos mutans. Dentre os principais fatores que contribuem ao processo carioso, estão a higiene inadequada e a ingestão indiscriminada de açúcar.  Então não têm segredos! As formas de PREVENÇÃO da cárie dentária são:                                             

  •  A HIGIENE ADEQUADA dos dentes, que envolve a escovação com dentifrícios fluoretados no mínimo 3 vezes ao dia (lembrando que a escovação noturna é a mais importante); a escolha e a  troca regular das escovas de dentes (em média de 3/3 meses) e o uso de fio dental.

  • CONSUMO “RACIONAL” ou “INTELIGENTE” DO AÇÚCAR (doces, guloseimas, biscoitos doces, etc...) que consiste em consumi-lo como sobremesa, procedendo então a escovação correta dos dentes.                                                                                                                                                        

  • CONSULTAS REGULARES AO DENTISTA que através do exame clínico poderá fazer a detecção precoce e o tratamento de cáries, orientações de técnicas de escovação, limpeza e aplicação de flúor, e outros tratamentos necessários à manutenção da saúde bucal.

BRUXISMO

 

 

      
 

O bruxismo é o ato de ranger os dentes durante o sono ou, segundo alguns autores, o ato de ranger ou de apertar os dentes em vigilia (quando se está acordado). Dentre as causas que são várias, podemos citar principalmente fatores emocionais como o estresse, além das más oclusões.

O hábito do bruxismo pode ter como consequências, desgastes dentais, cefaleias, alterações na articulação temporomandibular (ATM) e hipertrofia e dores nos músculos da mastigação, seguido algumas vezes de cansaço nestes músculos devido à hiperatividade muscular.

Os tipos de tratamento para diminuir o hábito ou limitar os sintomas, podem envolver outros profissionais além do dentista. O tratamento odontológico consiste na confecção de placa miorelaxante e em alguns casos, o uso de aparelho ortodôntico, troca de restaurações ou mesmo a necessidade de reabilitação protética. O mais importante é que seja feito um bom diagnóstico prévio, que permitirá a identificação das possíveis causas e o planejamento de um tratamento individualizado para cada paciente.                                                                                                                              

 

Galeria de sorrisos
Marque um horário

 

Consultório Pendotiba

Est.Caetano Monteiro , 818 sala 205 - Shopping Pendotiba

Pendotiba - Niteroi - RJ - CEP: 24320-570

tel: (21) 2616.5766

 

    Encontre-nos em Pendotiba